segunda-feira, 10 de agosto de 2015

[Matéria Especial] "Memória e patrimônio" por Prof. Me. Washington Tourinho Junior


A palestra foi realizada no Campus da UFPI de Parnaíba/PI. 


Por Maria de Fátima Vieira


Ainda sobre a nossa viagem em comemoração à Semana Nacional dos Museus, no dia 19 de maio ocorreu uma palestra com o professor Washington Tourinho na UFPI em Parnaíba- PI. Em sua fala abordou várias temáticas dentro do campo historiográfico. Enfatizando a relação de patrimônio histórico com memória, algo essencial para história. Trazendo um debate em torno da memória, ele trouxe consigo a noção de monumento, que foi colocado por ele, como a busca de perspectivas além do simples objeto empírico, ele transcende o real, pois a história trabalha com o passado, e ele não pode ser palpável, não se traduz em uma única forma, ou objeto, ela se reconstrói a partir da atuação dos historiadores que estão com a tarefa de reconstruir esse passado, já que ele não pode ser apresentado como realmente aconteceu, sendo impossível na historiografia.


Com base nessa constante relação da história com a memória, patrimônio, e o próprio passado, é que o historiador deve pensar sua prática, não pode se limitar apenas em contar “histórias”, mas sim buscar formas de justificativas, para nossas representações do passado, pensando em um presente, já que a história trabalha com as atividades humanas, possibilitando a historiografia a rememoração das memórias que se tornam assim vivas, por não precisar dar conta da verdade, mas expor sua posição de trabalhar com a história.


Foi por meio desse debate, sobre a memória, que a palestra realizou-se para problematizarmos em nossa prática docente. Perceber a relevância dessa discussão em torna da história, nos trouxe a oportunidade de percebermos o caminho vasto que se apresenta essa disciplina, a memória que por muitos são vistos como algo arcaico e velho, se transforma em movimento, ganha vida. E essa palestra no mostrou isso como principal objetivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário