A cidade cearense ganhou recentemente um memorial sobre a vida e obra do filho ilustre.
PIBID Humanas
Ainda sobre a viagem realizada no final de maio para a Viçosa do Ceará, um de nossos programados roteiros era conhecer a vida e obra do célebre viçosence Clóvis Beviláqua. Antes mesmo de viajarmos, nós bolsistas fomos procurar conhecer um pouco mais sobre quem foi e o que fez este homem para ser tão enaltecido não só em sua região, mas também pelo resto do país. Logicamente, ele não pertence a nossa época, mas o trabalho que realizou está até hoje presente em nosso cotidiano. Para nossa surpresa, Clóvis foi o homem de confiança do Imperador do Brasil D. Pedro II, que por volta do final do séc XIX, escreveu e propôs o código civil brasileiro.
Ao chegarmos ao espaço dedicado à sua memória, percebemos que a importância deste homem está além do vultoso documento escrito por ele, mas também por sua vida simples, digna, peculiar e repleta de méritos. No memorial, podemos encontrar as cartas, ainda originais, enviadas a sua amada nos tempos de namoro e de distância do casal em meio as inúmeras viagens de Clóvis, livros de filosofia escritos por ele, seus objetos pessoais e até mesmo as réplicas da mobília de sua antiga casa.
Além da visita ao memorial, fomos convidados pela curadoria do Memorial Pe. Antônio Vieira para assistir a um documentário produzido pela TV Justiça sobre a vida e obra de Clóvis. Foi de grade apreço por nós do PIBID Humanas conhecer de perto um pouco mais sobre este homem que, muitos ainda desconhecem, mas que deixou um legado importante e digno para várias gerações que ainda vierem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário