quinta-feira, 28 de maio de 2015

Viagem em comemoração à 13ª Semana Nacional de Museus 2015 - Viçosa do Ceará - CE e Parnaíba - PI


A viagem aconteceu nos dias 22 e 23 de maio. 

Por PIBID Humanas

Em comemoração da 13ª Semana Nacional de Museus, o subprojeto Ciências Humanas/Ciências Sociais da UFMA Campus São Bernardo viajou para as cidades de Viçosa do Ceará - CE e Parnaíba - PI para visitar museus e locais históricos e culturais destas cidades. Os locais para visita foram decididos na última reunião de grupo realizada dia 28/04, sendo em Viçosa: a Casa dos Licores, o Memorial Pe. Antônio Vieira e o Memorial Clóvis Beviláqua e em Parnaíba, o Museu do Trem. 


Na ocasião, o grupo teve oportunidade de visitar lugares tradicionais como a Casa dos Licores de D. Teresinha e Seu Alfredo, marca histórica e cultural registrada da cidade de Viçosa, como conhecer também os memoriais Pe. Antônio Vieira e Clóvis Beviláqua. 


O acervo do Memorial Pe. Antonio Vieira é deslumbrante, com várias telas em óleo, artigos religiosos antigos, relicários, adereços em ouro e prata, imagens trazidas da Europa e muitos outros objetos que fazem parte da história local e da Paróquia de N. S. da Assunção em Viçosa. 


O Memorial Clóvis Beviláqua foi recentemente inaugurado na cidade, trazendo vários objetos pessoais, cartas, documentos, livros, fotos e até réplicas da mobília usada pelo ilustríssimo filho da terra, Clóvis Beviláqua. Ele foi um célebre jurista, criado do primeiro código civil brasileiro, além de um eterno apaixonado por sua cidade e seu povo, enriquecendo ainda mais a memória da secular Viçosa do Ceará. 



Já em Parnaíba, a visita foi ao Museu do Trem, único museu de trens do nordeste. A antiga estação de trem do litoral piauiense do séc. XX, hoje transformada em museu, agrega em seu acervo peças da antiga linha férrea que ligava a capital Parnaíba à Teresina e São Luís-MA. 



Peças das antigas "Maria-Fumaça", bitolas de trilhos, uniformes usados pelos trabalhadores da linha férrea, fotos da época e muitos outros objetos, encontram-se no acervo do museu. Um passeio através da memória e do tempo que o local retrata é feito passando pelas galerias bucólicas do lugar. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário